EDITORIAL PANVISION: Origens e Conexões

 

O ponto de partida, o princípio de qualquer fato, a naturalidade, a ascendência. Origem tem todos esses significados, e sem dúvida traduzem a essência do Curta Jacarehy.

 

São mais de 18 anos entre o sonho de realizar o Festival, o planejamento e enfim a realização desta primeira edição. Cada detalhe do evento foi pensado com todo o carinho e afeto que envolve neste ano a volta dos eventos presenciais.

 

No primeiro esboço do projeto do festival em 2005, se falava que o curta-metragem era descompromissado com as regras do mercado, os filmes retratavam um Brasil diferente, cinéfilo e cosmopolita, ao mesmo tempo que diverso e regionalizado. Podemos dizer que em 2022 seguimos esse recorte, porém as fontes de financiamento mudaram. Em 2005 estávamos no auge dos editais públicos, ABD Nacional a todo vapor, hoje temos na tela um reflexo do resultado de um Auxílio Emergencial que descentralizou os recursos e muito pode se produzir em regiões antes sem acesso algum a recursos públicos, mesmo neste momento tão delicado que ainda estamos vivendo.

 

Valorizar a produção regional brasileira fora das capitais é buscar a diversidade geográfica e cultural.

 

Nesta primeira edição do Festival Curta Jacarehy foram selecionados 33 filmes com grande diversidade de estados e cidades do Brasil, assim como o destaque para a multiplicidade dos representantes, sendo 13 filmes de diretores estreantes, 13 filmes com direção de mulheres, oito com direção LGBTQIA+ e oito diretores autodeclarados pretos ou pardos acompanhando a pluralidade que temos na produção audiovisual do nosso país.

 

Fortalecer a sociedade pelo reconhecimento identitário através do cinema é nossa convicção. Há 26 anos trabalhamos ativamente para integrar profissionais do audiovisual latino-americano e assim temos o sonho de criar um ecossistema sustentável para todo o continente através da economia criativa e serviços correlatos. 

 

Temos a imensa felicidade de contarmos em nossa programação com diversas ações para o fortalecimento do Polo Audiovisual do Vale do Paraíba Paulista, movimento que reúne mais de 150 empresas e profissionais independentes. Trabalhar em conjunto com esses profissionais aguerridos do Vale Audiovisual integrando também o Sebrae-SP com sua primeira ação focada no setor audiovisual da região cumpre com nossa vocação de integração de profissionais do audiovisual sul-americano.

 

No Curta Jacarehy, seguimos colocando em prática os direcionamentos do Selo EcoVision de fomento da economia local, contando com equipe e fornecedores locais, além da compensação de CO2 dos veículos de produção e passagens aéreas emitidas.

 

Realizar o Curta Jacarehy só é possível graças ao Ibis Hotel Jacareí nosso hotel oficial, a Wana Química que é patrocinadora através da Lei de Incentivo à Cultura, também as empresas parceiras e apoiadoras e porque existe uma equipe dedicada para a realização do Festival, além de todo o empenho e entusiasmo da Fundação Cultural de Jacarehy. Nosso muito obrigado por acreditarem e fazerem parte desta primeira edição do Curta Jacarehy. 

 

Viva o cinema brasileiro!
Viva os curtas-metragens feitos no interior!

 

Um lindo e afetuoso festival.