Começa hoje o 1º Festival de Cinema
Curta Jacarehy
A cerimônia de abertura será realizada no Pátio dos Trilhos às 18h30 e a primeira sessão começa às 19h. Todas as atividades são gratuitas
Em comemoração aos 370 anos de Jacareí, nesta quarta-feira, dia 06 de abril, inicia-se a primeira edição do Festival de Cinema Curta Jacarehy. Com a iniciativa de valorizar a produção audiovisual em cidades fora do circuito das capitais, o evento contará com duas Mostras Competitivas, palestras, encontros, oficinas e diversas atrações artísticas para o público.
A cerimônia de abertura será realizada às 18h30 no Pátio dos Trilhos, no Centro de Jacareí. Logo após, às 19h na Sala Mário Lago, a primeira Sessão Curta-metragem traz a exibição dos filmes: Minha Mãe Fazia, de Andrei Smoler; Eu Sou Raiz, de Cíntia Lima e Lílian de Alcântara; Central de Memórias, de Rayssa Coelho e Filipe Gama; Madeira de Lei, por Kalor; e Tupinambás - Vozes da Caminhada, de Rodrigo Brucoli.
Às 20h30 é a vez das obras Adeus, Carnaval de Olinda, de Igor Pimentel e Rosielle Machado; E.P.I., de Gustavo Dalosto e Victor Dalosto; Os Antissociais, de Gabriel Silva; Lucas, de Alex Correia; e Par Perfeito, por Débora Herling. No intervalo entre as duas sessões, o público terá a chance de participar de um bate-papo sobre os filmes exibidos com a comunicadora e artista Isabela Correia e o produtor Julio Rhazec.
Já no segundo dia de festival, 07 de abril, a Sessão Infantojuvenil terá quatro exibições. A primeira ocorre das 8h30 às 9h30 e a segunda das 10h às 11h. No período da tarde, as sessões são às 13h30 e às 15h. Os filmes exibidos serão: Teo, o menino azul, de Hygor Amorim; Assum Preto, de Bako Machado; Por Dentro das Árvores, de Francisco de Paula; Entre Muros, de Gleison Mota; e Olho além do Ouvido, de Bruna Schelb Corrêa e Luis Bocchino.
A quinta-feira também será marcada pelas primeiras oficinas do festival. Ministrada pelo cineasta e arte-educador Fabrício Borges, a oficina Invenção de filmes na escola ocorrerá no Complexo Educacional Paulo Freire e terá sua primeira turma voltada aos professores da rede municipal, às 8h. À tarde, ocorrem simultaneamente no Hotel Ibis as oficinas Cinema da Escuta, ministrada por Victor Fisch, e Cinema Brasileiro Contemporâneo - Um recorte de 2010 a 2020, com Bruno Cucio. A formação também contará com a palestra de Marcelo Hespana, Pitching Audiovisual: Como apresentar seu projeto?, às 9h, e a Mentoria coletiva de projetos culturais, com Carol Narchi, às 14h30.
Os filmes exibidos da noite nas sessões Curta-metragem serão: O demônio quando quer fica bonito, de Julia Zulian; Aflição, de Luiza Vienel; Antiquíssimo, de Laura de Freitas; Uma mão anima a outra, por Beatriz Belo, Denise Cunha, Leuí Abreu, Mariana Fogo e Paula Abril Marinho; O Pato, de Antonio Galdino; Tinnitus, de Caroline Cavalcanti; Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor, de Liv Costa e Sunny Maia; Substantivo Feminino, de Marcel Giubilei; Alfenim, sangue e poesia, de Jose Elias Avelino; e Pós-Traumático, por Tallis Costanzi. Às 19h30, no alojamento da Rede Ferroviária, também ocorrerá a Sessão Wana, com alguns dos filmes classificados no festival.
Em todos os quatro dias de Curta Jacarehy, das 17h às 22h, o público poderá prestigiar a Feira Gastronômica, no Pátio dos Trilhos. Também a partir das 17h, na quarta-feira a apresentação da Banda Song, e em seguida do DJ João Campinho. Já no segundo dia, o momento musical fica por conta da banda Nina e o DJ Rockley.
Seguindo os protocolos sanitários de acordo com o decreto Municipal 402, de 09/03/2022 para entrar nas sessões de Cinema e nas oficinas será necessário apresentar a carteira de vacinação atualizada. Além disso, o Festival Curta Jacarehy incentiva o uso de máscaras.
O Festival Curta Jacarehy é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem como hotel oficial o Ibis Jacareí, parceira da DOT, Link Digital, Mistika, Naymovie, Navega, Pontos MIS, Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e Vale Audiovisual - Rede de Desenvolvimento do Audiovisual do Vale do Paraíba Paulista. Apoio institucional do Sebrae-SP e patrocínio da Wana Química. É uma correalização da Fundação Cultural de Jacarehy, Prefeitura Municipal de Jacareí e realização Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.
Todas as sessões das mostras competitivas contam com legenda em português para surdos e ensurdecidos e necessitam verificação da classificação indicativa. Mais detalhes da programação podem ser encontrados no link abaixo!