Design sem nome (2).png

Noite de premiação e sessão especial são destaque no Festival Curta Jacarehy

 

Últimos dias do Festival de Cinema ocorrem nos dias 08 e 09 de abril e ainda contam com oficinas e exibições de curtas


 

O Festival de Cinema Curta Jacarehy inicia seu terceiro dia, 08 de abril, com as sessões Infantojuvenis, também exibidas de maneira exclusiva para escolas da região. Com indicação livre, os filmes que participam da Mostra Competitiva são: Teo, o menino azul, de Hygor Amorim; Assum Preto, de Bako Machado; Por Dentro das Árvores, de Francisco de Paula; Entre Muros, de Gleison Mota; e Olho além do Ouvido, de Bruna Schelb Corrêa e Luis Bocchino.

 

Durante a sexta-feira, ocorrem no Hotel Bis as oficinas Fotografia com Pouco Orçamento, ministrada por Léo Grego; Montagem: Iniciante, com César Piva; Direção para Atores e Diretores, com Marcella Arnulf; e Um panorama do Audiovisual brasileiro, por Débora Ivanov. A oficina Invenção de filmes na escola subdivide-se em duas turmas, a primeira com início às 8h e a segunda a partir das 14h. Elas acontecem no Complexo Educacional Paulo Freire e são ministradas pelo cineasta e arte-educador Fabrício Borges.

 

A palestra do dia será por conta de Cesar Piva, que abordará sobre o Polo Audiovisual da Zona da Mata, às 10h no Hotel Bis. Já durante a noite, o público poderá assistir a Sessão Curta-metragem com os filmes: Salve, de Luiza Gurgel; Ladeira não é rampa, de Antonio Ribeiro e Sandro Garcia; O Último Cinema de Rua, de Marçal Vianna; Lady Red - Mulheres no Hip Hop, de Danilo Morales; O Ciclope, de Guilherme Cenzi e Pedro Achilles; Temporário, de Rafael Ghiraldelli; Olho Em Perfeito Silêncio Para As Estrelas, Dynho Silva; e Coleção Preciosa, de Filipe Gama e Rayssa Coelho. Durante o intervalo das sessões, das 20h às 20h30 ocorrerá um bate-papo com a discussão sobre as obras exibidas.

 

O grupo Vale Blues se apresentará no Pátio dos Trilhos das 17h às 19h, e a trilha sonora do restante da noite fica nas mãos do DJ Dario.

 

O último dia de festival terá a exibição garantida de duas sessões Infantojuvenil, às 9h30 e às 11h, sendo que a última contará com três acessibilidades (Libras, LSE e audiodescrição) para maior aproveitamento do público.

 

Duas palestras marcarão a manhã de sábado. A primeira, Panorama do Setor Audiovisual do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, do Sebrae-SP, acontece às 10h. E, em seguida, Daniel Celli ministra a palestra Impactos e Contrapartidas Diretas e Indiretas de uma Film Commission. Às 14h também terá o encontro: Polo Audiovisual Vale do Paraíba Paulista.

 

A Cerimônia de Premiação acontece às 19h, na qual o melhor filme eleito pelo Júri Popular em cada fim de sessão dos quatro dias de festival, levará o troféu Panvision. Os filmes exibidos também concorrem ao prêmio de melhor filme pelo Júri Oficial nas categorias Curta-metragem e Infantojuvenil. E a noite encerra com a Sessão Especial do longa A Felicidade das Coisas, dirigido por Thais Fujinaga.

 

O Festival Curta Jacarehy é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem como hotel oficial o Ibis Jacareí, parceira da DOT, Link Digital, Mistika, Naymovie, Navega, Pontos MIS, Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e Vale Audiovisual - Rede de Desenvolvimento do Audiovisual do Vale do Paraíba Paulista.  Apoio institucional do Sebrae-SP e patrocínio da Wana Química. É uma correalização da Fundação Cultural de Jacarehy, Prefeitura Municipal de Jacareí e realização Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

 

Todas as sessões das mostras competitivas contam com legenda em português para surdos e ensurdecidos e necessitam verificação da classificação indicativa. Mais detalhes da programação podem ser encontrados no link abaixo: